1904

feito por benfiquistas, para benfiquistas



Publicada por Gustavo Amaral - Segunda, 25 de Agosto/08

O Benfica não conseguiu vencer o recém-promovido Rio Ave. Num jogo bem disputado e equilibrado, a equipa de Vila do Conde manteve o estatuto de "equipa chata", e garantiu um ponto precioso no seu estádio.

Numa noite em que a expectativa era alta, as duas equipas atacaram muito e criaram grandes dificuldades uma à outra, tornando o jogo num grande espectáculo de futebol.

O Benfica ficou mais frágil quando Carlos Martins foi substituído por Fellipe Bastos, aos 26 minutos. O médio português estava a ser o melhor jogador dos encarnados, tendo efectuado até então três remates com algum perigo e sendo quem pautava o jogo da equipa. Tinham passado apenas 26 minutos, mas já dava para perceber que o jogo ia ser complicado, e Quique podia ter arriscado a entrada de Nuno Gomes, descaindo Aimar para o lugar de Carlos Martins e colocando o 21 ao lado de Cardozo. Não o fez e o jovem brasileiro acusou um pouco a entrada precoce e errou alguns passes. Numa primeira parte bem disputada, de realçar a bola de Yebda à barra e os constantes ataques das duas equipas. O jogo chegou ao intervalo com o nulo no marcador a manter-se.

Na segunda parte, logo no segundo minuto, o treinador espanhol fez entrar Nuno Gomes para o lugar de Ruben Amorim, que esteve muito apagado. O jogo do Benfica pareceu ganhar algum folêgo, parecia que iamos ter uma segunda parte com melhor futebol. No entanto, o Rio Ave começou melhor e ganhou vantagem aos 55 minutos com um golo de Semedo (excelente estreia na Primeira Liga)que, na sequência de um canto e depois de defesa de Quim a remate de Evandro, só teve de encostar. Os encarnados pareciam baralhados com o 4-5-1 (bem) montado por João Eusébio, que colocou uma segunda linha de meio-campo com médios que estavam constantemente a trocar de posições entre si e que ora atacavam ora defendiam, sempre com grande rapidez e precisão.

Na jogada seguinte, o Benfica reagiu e chegou ao empate com um golo de Nuno Gomes. Depois de um centro de Urreta na direita, o guarda-redes dos vilacondenses desvia a bola para o lado onde se encontrava o avançado português, que só teve de empurrar de cabeça para o fundo das redes. A entrada do 21 trouxe dinâmica ao jogo dos encarnados, com boas movimentações de ataque e boas combinações com Cardozo, proporcionando vinte minutos de bom futebol. Faltou o mais importante, o golo. Com a entrada de Balboa para o lugar de Urreta, o jogo abrandou um pouco, o jovem uruguaio estava a ser um jogador muito mexido no meio-campo atacante benfiquista, já o espanhol não conseguiu dar o mesmo seguimento ao jogo.

Até ao final da partida, o Benfica empurrou o Rio Ave para a sua área, à procura do golo, que acabou por não surgir. Este "acordar" pecou por tardio e os encarnados começam a Liga com um atraso de dois pontos em relação aos adversários directos.

Uma certeza nós temos, esta é uma excelente oportunidade para todos os que não acreditam vincarem a sua posição...

Eu acredito, e mais não digo...

0 comentários: