1904

feito por benfiquistas, para benfiquistas



Publicado por Gustavo Amaral - Sexta-feira, 22 de Agosto/08


Neste momento, a vinda de um avançado para o Glorioso complicaria um pouco as ideias de Quique Flores, senão vejamos.O Benfica procura um avançado móvel, capaz de fazer a diferença com movimentos de ruptura e dotado de boa capacidade de finalização.

Com o actual sistema em 4-4-2 clássico utilizado por Quique, o preterido teria de ser obrigatoriamente Rúben Amorim, não por ser mau jogador, ou por ter efectuado más exibições, mas sim porque será a peça menos influente no meio-campo. Digo meio-campo porque será daí que sairá alguém para entrar o tal avançado, sendo esse avançado Luís Garcia, não será nada de novo para o nº10 do Espanyol jogar encostado à direita, numa linha mais recuada em relação ao ponta-de-lança. Com movimentações bem treinadas, e mantendo o 4-4-2 actual, concerteza Aimar recuará da linha avançada, deixando Garcia entrar, formando dupla com o "Tacuara".

Mas, e se o Benfica não contratasse um avançado? E se o Benfica contratasse antes um bom extremo-direito, de qualidade igual ou superior a Reyes ou Di María? Alterando o esquema táctico para um 4-4-2 em losâgulo, o treinador espanhol poderia ganhar mais dinâmica de jogo, optando por Nuno Gomes ou Makukula ao lado de Cardozo, ou até Reyes (jogou muitas vezes como segundo avançado no Arsenal ou no Real Madrid) ou Urreta, e colocando Aimar na ponta mais avançada do losângulo, atrás dos avançados, tendo a bola no pé como ele tanto gosta e organizando o jogo, no lado esquerdo Reyes/Di María/Urreta, na direita Carlos Martins/Di María/Reyes e Yebda à frente da defesa. Com este sistema, o Benfica poderia apostar na contratação de um bom extremo-direito (Ljungberg, não sendo extremo de raíz, pode bem jogar nessa posição, está sem clube, tem 31 anos e seria uma excelente aposta) ou até se necessário encostar Carlos Martins à direita e deixar o ataque entregue, e bem, aos outros dois pontas-de-lança ou até ao espanhol e ao uruguaio de 18 anos.

Com apenas um jogador em falta para fechar o plantel, Quique Flores mostra que tem um sistema táctico definido e preferido, e que pode eventualmente derivar para o losângulo, devido à boa qualidade das contratações que fez para o meio-campo encarnado.

0 comentários: