1904

feito por benfiquistas, para benfiquistas



Publicado por Gustavo Amaral - Quinta-feira, 21 de Agosto/08


Depois de um início de época algo atabalhoado, Quique Flores tem o plantel definido e sabe perfeitamente o que quer e o que ainda deve ser feito.

Tacticamente, o espanhol é um treinador decidido: vai apresentar um 4-4-2 clássico e montou a equipa a pensar neste sistema. No início, começou a a trabalhar com um plantel de perto de 40 jogadores, entre júniores e dispensáveis. Toda a gente achou um exagero, mas Quique mostrou-se indiferente e continuou o seu trabalho rumo ao "plantel perfeito".

Nos primeiros jogos, as coisas não correram como seria de esperar, e, segundo os benfiquistas ávidos de vitórias, Quique deveria logo apresentar o melhor onze para golear o Estoril, não foi assim e o resultado foi 1-1. Estava visto que este ano iria ser a mesma coisa, pois nem ao Estoril gánhamos. Segundo jogo e segue-se o Blackburn Rovers, equipa de segunda linha em Inglaterra, obviamente, teria de ser atacada com os melhores jogadores para alcançar a vitória... perdemos 3-2. Ok, "se calhar o espanhol não é assim tão bom como dizem", exclamavam os treinadores de bancada, apesar de já se ter visto coisas boas e diferentes dos outros anos. Com a derrota frente ao eterno rival de Lisboa, o sentimento acentuou-se e estávamos perante um ano igual aos anteriores. Ao quarto jogo, novo empate, desta vez frente a uma equipa que lutou para não descer de divisão, em França, o PSG. O sentimento mantinha-se.

Porém, ao quinto jogo, e frente à equipa que nos roubara o terceiro lugar na época anterior, vitória por 2-1 e novo alento para os benfiquistas. Após o jogo, chega-nos a notícia de que José António Reyes iria ser jogador do Benfica, e, depois de Aimar, novo craque iria vestir a nossa camisola. Nova esperança. Na apresentação do plantel aos sócios, vitória por 1-0 ao Feyenoord, com futebol bonito e bem jogado por parte do Glorioso. Renasce a ambição. Por fim, na Eusébio Cup e perante uma das melhores equipas do mundo, treinada pelo melhor treinador do mundo, empate a zero, com derrota apenas nos penáltis, com jogadas vistosas, em muito boa exibição do Benfica. Neste momento os benfiquistas encontram-se confiantes, mas de pés bem assentes no chão.

Depois de ser contratado para treinador do Benfica, Quique Flores foi bom, se calhar não tão bom, menos bom, mau, razoável e passou a ser o ideal, isto na opinião da maioria dos adeptos.

Confrontado com o sentimento dos benfiquistas, Quique sempre disse estar tranquilo, consciente de que o trabalho estava a ser feito e consciente do trabalho que tinha pela frente. Neste espaço de tempo, já tinha dispensado e colocado metade dos jogadores com que tinha iniciado a época. Já tinha feito a triagem. Já tinha construído um plantel, um sistema táctico e, sobretudo, uma equipa. Os adeptos não deram conta, pois queriam era vitórias, por muitos golos...

É por tudo isto que este ano vai ser diferente.

E não me vou enganar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Entrevista ao bloguer Vermelhovzky. Hoje, no benfica20082009.blogspot.com

Anónimo disse...

Espero que tenhas razao.. mas eu tambem acredito, pelo plantel que temos que iremos longe...

FORÇA BENFICA!!!