1904

feito por benfiquistas, para benfiquistas



Num jogo aborrecido, sem grandes lances de perigo, o Benfica conseguiu arrecadar (parece-me mesmo o melhor termo) mais três pontos em direcção ao primeiro lugar.


Houve aspectos positivos, a começar pelo losango de Quique, que permite ver mais em jogo jogadores como Aimar (boa exibição) e C. Martins (má exibição, desinspirado), que são jogadores, como sabemos, que podem fazer a diferença. O que Quique não esperava era que o E. Amadora defendesse à zona. E isso complicou tudo, porque o Estrela colocava quatro jogadores à frente da área e não permitia que o jogadores do Benfica fizessem o jogo que tencionavam fazer. Aquelas constantes movimentações dos nossos avançados, em que se deslocavam para a linha, encaixavam perfeitamente numa marcação ao homem, o que permitia que os defesas fossem atrás deles e abrissem espaços, quer para o outro avançado, quer para Aimar e C. Martins entrarem e finalizar, mas com a marcação à zona isso não funciona, e foi por isto que o Benfica fez um jogo "pobrezinhho", sem alma.

Podemos, no entanto, destacar algumas exibições. Começando pela baliza, Quim esteve, como sempre, seguro e isso foi perfeitamente transmitido aos colegas da defesa. Fez uma excelente defesa, na sequência de um livre que foi desviado de cabeça por um jogador do Estrela, evitando o golo, e mais umas quantas saídas a punhos que evitaram o pior. No lado direito, Maxi Pereira fez uma excelente exibição, destacando-se sobretudo nos lances de ataque, sendo dos mais inconformados e fazendo boas combinaçoes com os colegas de ataque. Luisão teve um início de jogo complicado, tendo algumas dificuldades com a velocidade dos atacantes do Estrela, que insistiam em entrar pelo seu lado, atinando no decorrer do jogo com as movimentações dos adversários. A seu lado jogou o Homem do Jogo, na minha opinião. Sidnei fez (mais) um excelente jogo e está cada vez mais a confirmar que é um caso sério de sucesso e que temos ali uma autêntica parede intransponível. Não contente com a excelente exibição que estava a realizar na defesa, foi para a frente e resolveu o jogo, com um excelente remate de pé esquerdo (difícil para muitos avançados, quanto mais para um defesa-central) que colocou o Benfica na frente e permitiu aumentar e manter a vantagem pontual sobre o Sporting e Porto, respectivamente. No meio-campo defensivo esteve o verdadeiro ponto de equilibrio da equipa, Katsouranis, que é importantíssimo nesta equipa. O grego recuperou algumas bolas, conseguindo sair a jogar muito bem e libertando os colegas do meio-campo, para maior influência no ataque. Aimar fez uma exibição dentro do que tem feito até agora, não tão importante e decisiva como as anteriores, mas sempre a espalhar classe.

No ataque, Suazo esteve menos influente do que o normal, mas sempre com as suas arrancadas impressionantes. Nuno Gomes teve a entrega do costume, tendo sempre a sua importância e sendo dele a assistência (se é que podemos considerar assistência, mas foi um bom passe) para o golo.

Na minha opinião, o importante a reter deste jogo são os três pontos, e para todos os benfiquistas que têm criticado a maneira de jogar do Benfica, eu relembro o trabalho de Quique Flores. Até à semana passada, tinhamos rotinada uma táctica difícil, o 4-4-2 clássico. Nos dois últimos jogos, o Benfica jogou num 4-4-2 em losango e, ontem acabou o jogo com uma variação do 4-4-2, com dois médios defensivos e apenas um avançado. Isto implica muito trabalho da parte de Quique Flores, que garante alternativas para podermos alterar o rumo do jogo. E para todos os que dizem que estamos a jogar mau futebol, eu volto a relembrar que ainda não perdemos para a Liga esta época, que continuamos a ganhar pontos aos adversários directos e, para quem não se lembra, na última vez que fomos campeões, na era de Trapattoni, nunca jogámos bem. Esta época estamos a jogar melhor, e temos ganho, que acho que é importante e é preciso relembrar.

Por tudo isto, eu que sou um benfiquista optimista por natureza, continuo a acreditar neste projecto, que está a dar frutos, até agora, e acredito que este ano vamos ser capazes de ganhar alguma coisa, acabando com o jejum.

0 comentários: