1904

feito por benfiquistas, para benfiquistas


Publicado por Alfredo Costa (Skills)


Para quem não sabe, a Antena 1 tem um dos comentadores mais brilhantes da história da rádio em Portugal. O seu nome é Manuel Queirós e faz o Jorge Amado parecer um menino na arte do conto. Tolkien deve estar a condoer-se, no seu túmulo, de dores de cotovelo. Quanto a mim, resta-me, enquanto mero aprendiz da arte da comunicação, aprender com os melhores...e o melhor, meus amigos, é Manuel Queirós!

Estava o F.C.P a mam...encaixar o terceiro golo quando este colosso da História da Feitura de Narrativas tem um rasgo digno de um eleito entre mortais:

I Acto

“Bom...a mim parece-me, sinceramente, que os jogadores do F.C.P. estão a correr bem menos que os do Arsenal...”


Clichy surge em frente a um jogador do F.C.P. e, mais uma vez, apaga Cristian R. Manuel Queirós, tem mais uma epifania e vocifera em tom perfeitamente insuspeito:

II Acto

“Bem...não querendo insinuar nada, penso que há aqui algo de muito estranho que se está a passar com alguns jogadores do Arsenal...eu conheço a forma de jogar do Clichy e nunca o vi correr tanto, muito menos depois de vir de uma lesão. “(será que o poeta está a dar a entender que os rapazes andaram a comer estrelitas misturados com chocapic ou estará mesmo a falar em doping?...a insinuar não está, ele próprio o disse...hum...er...hum...estou confuso...)


70m de jogo, F.C.P. mam...sofre o quarto golo de penalti. M.Q. insurge-se, da forma mais imparcial possível e surpreende, uma vez mais, o mundo dos romancistas:

III Acto

“...ora bem, tecnicamente, é falta, agora, ao nível do critério deste jogo, não é...”


No final do jogo M.Q. remata, qual Reyes das estrofes:

IV Acto

“o Arsenal foi mais forte do que o F.C.P., mas penso que o primeiro golo do Adebayour foi obtido com sorte...e o penalti não devia ser marcado (segundo o poeta vários outros árbitros não marcariam esta falta...parece-me um argumento válido...não?)...”


Queirós reforça o seu brilhantismo poético minutos depois quando Tomás Costa vê o amarelo na sequência de atraso na devolução de bola dizendo:

V Acto

“não se entende..não faz sentido, o miúdo só não devolveu logo a bola e empurrou o adversário...”


Verdade, o poeta tem razão, há muito coisa que não faz sentido, não sei é se o paradeiro desse “não fazer sentido” está em Inglaterra ou algures num estúdio radiofónico à beira mar plantado...hum...Fica aqui o ponto de partida para vossa reflexão...mas atenção, “eu não estou a insinuar nada...”

14 comentários:

1904-Amaral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1904-Amaral disse...

e isto foi porquê?

será que foi porque a antena 1 é claramente uma rádio portista?

será que faz parte do grupo da rtp, que é tendenciosa? e que inclusivé está a pagar o ordenado ao acessor de imprensa do fcp?

pois é meus amigos, este polvo tem muitos tentáculos!

Anónimo disse...

Caro senhor:

a Antena 1 ainda consegue ser isenta, embora o senhor queiroz deverá ter uma costela azul... o mesmo não podemos dizer da Radio Renascensa, essa tem costelas tem cabeça tronco e membros totalmente vermelhos...

por isso eu ouço a TSF e tenho saudades do Perestrelo, que apesar de ser verde por fora e vermelho por dentro era um grande profissional da radio.

Parabens pelo blog

1904-Amaral disse...

antes de mais, seja bem - vindo!

isenta nao concordo, em relação á antena 1, mas quanto ao resto, concordo em absoluto!
devemos admitir que a renascensa é de facto benfiquista, e que as saudades do perestrelo sao mais que muitas, mas tambem nao consigo ouvir relatos do F.C.Porto nessa rádio, o senhor que os faz, e é sempre o mesmo, nao se controla e nao é de todo imparcial...

Anónimo disse...

por acaso é um tema interessante:

o ricardo pateiro é dragão doente
o carlos daniel dragão ainda mais doente
o nuno miguel martins vermelho até dizer chega
a equipa da renascensa é toda vermelha.
confesso que as vezes ouço o relato na Antena 1 pela inexistencia de publicidade.
a TSF costuma colocar benfiquistas a fazer relatos do benfica, Portistas a fazer relatos do FC Porto e sportinguistas... etc.
Mas tenho em ideia que a comunicação social Portuguesa tirando o JN e o Jogo edição norte são extremamente facciosos em relação ao Porto...o resto da comunicação social tende para o sporting e benfica.
concorda?
cumprimentos

Anónimo disse...

só uma coisa, se você não consegue ouvir os relatos do porto na RR por causa do senhor ser faccioso e Portista, imagine aqueles que não benfiquistas e têm de ouvir os relatos, a bola branca e todas a intervenções desportivas a puxar a brasa ao benfica.

1904-Amaral disse...

a omunicação social desportiva, sim, é maioritariamente sportinguista e benfiquista, mas conseguem passar despercebidos, ao contrário do que se passa em relação ao porto e á sua imprensa...

quando disse que nao conseguia ouvir relatos do porto, era na TSF, radio que normalmente coloca relatadores do proprio clube a relatar os jogos, mas que o que faz os relatos do porto, nao se controla, exprime o seu sentimento na altura, coisa que qualquer jornalista nao deve fazer...

notar-se, de quando em vez, qualquer expressao tendenciosa, é uma coisa, agora, ouvir coisas do genero que ouvi o ano passado(este ano nao cometo o mesmo erro), coisas tipo "porto porto porto porto! eu estou em pé meus amigos, estou em cima da cadeira, o porto é grande!" isto nao se diz...

Anónimo disse...

tem toda a razão,
mas o perestrelo gritava muitas vezes "eu te amo Porto"
fartou-se de o fazer na final da uefa e da champions que o porto ganhou.
o ricardo pateiro , o actual da TSF, é um excelente pessoa, ams só vê azul, o Nuno Miguel Martins é um miudo de 30 anos que idolatra o benfica e acompanha sempre o Porto a nivel profissional, e o proprio presidente do FC PORTO reconhece nele meritos jornalisticos ao mais alto nivel, acho que o trabalho dele já foi premiado.
Concordamos em que a RR com os seus "ressabiados" é inaudivel.

cumprimentos

1904-Amaral disse...

mas o jorge perestrelo disse isso do porto e do sporting, que me lembre, do benfica nao disse. disse "sporting do meu coração" quando da vitoria contra ao AZ Alkmaar, na uefa... isso eu ouvi!

mas pronto, a renascença nao oiço, nao posso dizer se é muito mau ou nao, mas sei que sao benfiquistas.

Anónimo disse...

estive com o perestrelo nas caminhadas vitoriosas do FC PORTO tanto na uefa como na champions e sei que ele adorava o sporting...
mas a familia tendia para o benfica...
acima de tudo era um GRANDE PROFISSIONAL!! ACho que todos gostavamos dele...

assim como o fernando correia, grande sportinguista que ganhou o respeito de todos.

jonarlistas do benfica, temos o Farinha, temos o rui santos, temos o eugenio keiróz, a redacção da bola, o director do correio da manhã, o josé carlos soares etc ...
são muitos!!!!

1904-Amaral disse...

existem sim, e sao todos bons...

mas o que deixa saudades é mesmo o grande jorge perestrelo, esse sim, um grande senor da radio e do futebol portugues....

PIP disse...

Antes de mais, quero agradecer a todos os que nos lêem, é uma motivação extra saber que estamos a chegar a alguém com estas palavras.

Acima de tudo o importante aqui é assimilar/assumir que em todo o lado, em todo o orgão, em toda a instituição há amantes da bola, gente com um clube no seu coração, sejam eles assumidos ou não. O busílis aqui é que há posições em determinados orgãos que impedem, ou pelo menos implicam um refrear de manifestações dessa paixão(por motivos de força deontológica). Se há posição em que um indivíduo se deve mostrar neutro, objectivo e imparcial e absolutamente equilibrado é nos orgãos de comunicação, sob pena de termos situações perfeitamente ridículas como esta patrocinada pelo poeta M.Q. Um episódio que chega a roçar o circense de tão rocambolesco que é.

Portanto, na minha opinião, ou os orgãos de comunicação assumem como opção editorial a orientação clubística deliberada, e aí fazemos à Italiana e pomos dois gajos dos respectivos clubes em oposição a relatar/comentar o jogo (devendo escolher gente apaixonada pelo seu clube, mas não fanática como este Bobo da Corte da Antena 1), ou se faz jornalismo objectivo e imparcial sem malabarismos e paixões cegas. O que acham?

Abc

Alfredo Costa

Anónimo disse...

caro alfredo costa:

Eu acho que o manuel queiroz é bobo da corte aos olhos do benfiquistas assim como os portistas acham que o josé carlos soares também é palhaço quando fala do benfica, agora na minha modesta opinião, é que temos em portugal uma classe jornalistica fraca e corrupta que se deixa influenciar pelo coração e não pela razão.

sabiam que o pimenta machado pagava a jornalistas para eles não escreverem mal sobre o Guimarães?

quem não consegue separar profissionalmente a razão do coração nunca poderá ser um grande profissional.

1904-Amaral disse...

é das maiores tristezas do futebol portugues, a seguir à corrupção.

a falta de profissionalismo de grande parte dos jornalistas desportivos, que nao conseguem separar as águas e sao influenciados no seu "trabalho"...

tristeza mesmo...